O grupo “Interpretar e Aprender” surgiu como ideia nos corredores da Universidade de São Paulo por três estudantes de História interessados em integrar diversão e aprendizagem. Apaixonados tanto por narrativas fantásticas quanto pelo ato de ensinar, estes amigos decidiram criar um grupo cujo intuito seria trabalhar, de forma prazerosa, os conteúdos escolares - e não haveria melhor maneira de fazê-lo do que utilizando o RPG, ou Role Playing Game.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Goku, professor de biologia


http://images5.fanpop.com/image/photos/25200000/Goku-goku-25227859-1024-640.png

Imagine ter aulas de Biologia com o Goku. O tradutor brasileiro Wendel Bezerra (que também dubla personagens como Bob esponja) gravou aulas de biologia com a voz do protagonista do anime Dragon Ball Z. Eis um exemplo:


É esta fagulha de interesse que o professor deve despertar no aluno. Os alunos do fundamental I podem não conhecer o desenho, mas quem sabe se o Naruto ou mesmo a Carminha, de avenida Brasil, novela global, narrassem, os alunos se interessassem mais pelo conteúdo. 

Em nossas experiências, o RPG cumpre este papel 100% das vezes. Em viagem de estudo do meio com o 6º ano, criamos uma aventura com os planetas do sistema solar relacionados à mitologia. Dividimos os 46 alunos em oito grupos - cada grupo associado a um planeta - e suas missões compunham um cenário maior, onde Cronos (na mitologia grega, ou Saturno, na mitologia romana) pretendia libertar-se de sua prisão de anéis e retomar o curso original do universo, vingando-se dos deuses. (Para o mito de Cronos, clique aqui)
Nas atividades no CEU - Centro de Estudos do Universo, em Brotas, o interesse dos alunos, comparado ao ano anterior, foi sensivelmente superior. 
Como só havia um narrador, não houve tempo hábil para concluir os oito grupos, e nesta semana os três grupos que ainda não jogaram vão experimentar pela primeira vez, o RPG. Semana que vem conto como terminou a aventura.

2 comentários:

  1. Que tal começar a organizar videos como esse?
    Adorei a ideia de uma aula álgebra, por exemplo, ser narrada pela voz malévola e raivosa de Carminha...hehe

    ResponderExcluir