O grupo “Interpretar e Aprender” surgiu como ideia nos corredores da Universidade de São Paulo por três estudantes de História interessados em integrar diversão e aprendizagem. Apaixonados tanto por narrativas fantásticas quanto pelo ato de ensinar, estes amigos decidiram criar um grupo cujo intuito seria trabalhar, de forma prazerosa, os conteúdos escolares - e não haveria melhor maneira de fazê-lo do que utilizando o RPG, ou Role Playing Game.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Mitologia Interplanetária - Parte III

Antes de começar a ler este post leia os anteriores! A séria começa aqui.

Como vocês perceberão, resolvi separar o texto do post da aventura em si realçando-o em itálico.


Logo no primeiro dia, chamei os grupos Netuno e Saturno para jogar. O grupo Netuno iria jogar a primeira e a última sessão, pois o deus dos mares estava nos confins do universo, e a viagem, como era a mais longa de todas, iria refletir na espera real dos alunos. Essa foi apenas uma estratégia de imersão, pois a maioria não havia jogado RPG. O grupo Saturno, na realidade, foi escolhido aleatoriamente pela Fófis (monitora-chefe do acampamento que estava nos acompanhando).

- Você foi escolhido. Escolhido para livrar o mundo da injustiça dos Deuses. O Olimpo deve cair! A era dos Deuses terminou! Morte aos deuses que utilizam a humanidade e outros seres como marionetes, protegendo-os apenas para serem adorados. A minha expulsão foi a gota d’água! O mundo será livre novamente! Libertem os titãs! Vão para Saturno e libertem Cronos!

Os heróis acordam no barco de Caronte, velejando os ventos estelares. Claro que o barco só poderia funcionar à base de magia, já que não havia propulsão à jato, na verdade o maior indício disso era que os heróis respiravam normalmente, no que parecia ser um campo de força ao redor da nave.

Ao se aproximarem do gigante planeta vocês notam uma esfera que, quando olhada diretamente parece fora de foco. Um pouco mais perto você percebem que isso acontece porque Saturno é um planeta gasoso, seus gases escorrem para os anéis que vibram e ganham cores. Dos anéis, uma espécie de aurora boreal segue em direção à Titã, a maior lua deste planeta.

Caronte os deixa em uma planície defronte para uma montanha gigantesca. Na base da montanha há um portão negro, feito de um material desconhecido, com a inscrições em línguas há muito esquecidas Ao entrarem uma figura antropomórfica enorme encontra-se completamente acorrentada de joelhos.

Os aventureiros, após uma breve conversa com o senhor do tempo, resolveram realmente libertá-lo. Inteligentemente utilizaram a água (em que seus poderes eram baseados) e o próprio poder de Saturno para controlar o tempo, enferrujando as correntes que o prendiam. Essa estratégia incrível  foi criada pelos próprios alunos.

- Liberto finalmente! – exclamou Saturno. Mas o plano do senhor do tempo ia além. Os escolhidos eram também seu alimento para recuperar seu poder após tantas longas vidas de homens preso sob as montanhas de Titã, sua prisão entalhada pelo próprio Deus Vulcano. 

Ao primeiro ataque do titã, um dos aventureiros interrompeu, dizendo que se sacrificaria pelos companheiros. Os outros não hesitaram em segui-lo. E Saturno, que precisaria de soldados para a guerra aceitou dois dos heróis como seus soldados, prendendo o restante do grupo como garantia. Este foi um dos momentos mais incríveis que já presenciei jogando com alunos, realmente emocionante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário