O grupo “Interpretar e Aprender” surgiu como ideia nos corredores da Universidade de São Paulo por três estudantes de História interessados em integrar diversão e aprendizagem. Apaixonados tanto por narrativas fantásticas quanto pelo ato de ensinar, estes amigos decidiram criar um grupo cujo intuito seria trabalhar, de forma prazerosa, os conteúdos escolares - e não haveria melhor maneira de fazê-lo do que utilizando o RPG, ou Role Playing Game.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mitologia Interplanetária - Final

Antes de começar a ler este post leia os anteriores! A série começa aqui!



Enfim, o ano terminou e a aventura também. Após meses de espera e ansiosidade os alunos do 6º ano finalizaram a atividade. Na última semana de aula de novembro roubamos algumas aulas de outros professores que já estavam com o conteúdo em dia. Foi possível, em duas aulas, mostrar todas as obras já citadas no post anterior como sensibilização. A música "Cygnus X-1", entretanto, não foi bem aceita pelos alunos devido sua falta de proximidade com o rock progressivo dos anos 70, mesmo os roqueiros da turma logo desviaram a atenção da música. 

A maioria dos grupo resolveu contar seu final com o teatro, e com a ajuda da professora de Artes, filmaram suas peças. O final da atividade, porém, não aconteceu como eu esperava. Os alunos não finalizaram o plot como um todo, resolvendo o conflito entre Saturno e os deuses: mas sim, encenaram apenas o final de seu grupo. Talvez no 6º ano ainda não consigam visualizar o cenário como um todo, principalmente por tratar-se de oito histórias diferentes.

Por fim, os objetivos da atividade: aproximar conteúdos de história e ciências e fixar alguns conteúdos de forma divertida, foram atingidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário